Quem sou eu

Minha foto
Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas em Fundamentos de Estatística Descritiva e Probabilidade, Gestão de Preços, Consultoria em Investimentos Financeiros, Balanced Scorecard, Finanças Empresariais, Introdução ao Mercado de Ações a Vista, Administração Financeira / Decisões sobre Investimentos e Financiamentos, Direito Bancário, Gestão de Crédito e Risco, Direito do Seguro e Resseguro, Gestão Estratégica em Negócios Bancários, Teoria Econômica do Setor Público, Contabilidade Financeira, Projetos de Investimento Social e Série Estratégica em Finanças. Possui Certificação pela Associação Nacional dos Bancos de Investimentos CPA 10 e CPA 20. É Agente Autônomo de Investimentos credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM), certificado pela Associação Nacional das Corretoras e distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord). E-MAIL: daguiarsilva@uol.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Saia do vermelho!

Por Rafael Souza


Se você é do tipo que vive endividado, que não vai ao casamento e aniversários dos amigos para não ter que comprar presentes, que nunca sobra dinheiro para nada, e pensar em novas prestações então nem pensar - lamento em informar, você tem problemas! E o que fazer para sair de vez dessa situação? - primeiro passo:organize-se!

Confira a seguir as dicas do Débito e Crédito para que você possa finalmente "sair do vermelho" e partir para o lado azul: 

1. Inicie relacionando todas as suas dívidas;

Não pule esse item, e nem pense em relacionar de cabeça, tenha em mãos papel e caneta/lápis.

2. Classifique suas dívidas em vencidas e a vencer, e claro, não faça mais dívidas;

3. Quanto às dívidas vencidas, identifique as que incidem os maiores juros e renegocie;

Ex.: Cartões de Crédito, boletos com instrução de protesto, cheque especial, etc.

4. Quanto a dividas a vencer, ordene-as por data de vencimento;

Procure quitá-las no vencimento, pois ao contrário elas se tornarão vencidas e você acabará pagando juros.

5. Faça sacrifícios, policie seu consumo;

Outro item importantíssimo, se realmente quer "sair do vermelho" faça sacrifícios, se perceber a necessidade de cortar alguma despesa em seu orçamento doméstico, corte sem piedade, e diminua gradualmente as demais despesas. Estamos falando de uma batalha psicológica, e a vitória depende unicamente de você.

6. Elabore um plano de ação para quitação de suas dívidas;

Não despreze a necessidade de fazer horas-extras no trabalho, de buscar uma renda extra em suas horas vagas, lembre-se que serão apenas por um curto período de tempo, tempo este suficiente para quitação de suas dívidas.

7. Seja fiel ao seu plano de ação;

Consulte constantemente seu plano de ação, sinalize as ações já finalizadas e se prepare para as que restam ser finalizadas. Concluídas todas as ações do plano, e todas as dívidas quitadas, não o abandone e não relaxe no consumo continue policiando-se, ao contrário você volta pro vermelho.

Lembre-se sempre que "sair do vermelho" é possível, e com um mínimo de organização e planejamento, permanecer no "azul" é ainda mais difícil, agora, voltar para o "vermelho" ou permanecer nele é muito fácil, basta continuar fazendo o que sempre fez: gastar, gastar e gastar.

Se desejar resultados diferentes, haja diferente. Ao contrário terá os resultados que sempre teve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário