Quem sou eu

Minha foto
Economista pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui cursos de extensão pela Fundação Getúlio Vargas em Fundamentos de Estatística Descritiva e Probabilidade, Gestão de Preços, Consultoria em Investimentos Financeiros, Balanced Scorecard, Finanças Empresariais, Introdução ao Mercado de Ações a Vista, Administração Financeira / Decisões sobre Investimentos e Financiamentos, Direito Bancário, Gestão de Crédito e Risco, Direito do Seguro e Resseguro, Gestão Estratégica em Negócios Bancários, Teoria Econômica do Setor Público, Contabilidade Financeira, Projetos de Investimento Social e Série Estratégica em Finanças. Possui Certificação pela Associação Nacional dos Bancos de Investimentos CPA 10 e CPA 20. É Agente Autônomo de Investimentos credenciado pela Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM), certificado pela Associação Nacional das Corretoras e distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias (Ancord). E-MAIL: daguiarsilva@uol.com.br

sábado, 23 de abril de 2011

Casamento e independência financeira combinam?


Por Conrado Navarro

Converso sempre com o Lucas Rossi, editor da versão on-line da Revista Você S/A e Estagiário Y. Comentei com ele que vou me casar em maio deste ano e ele imediatamente lançou uma excelente idéia: "Navarro, que tal escrever um especial de cinco textos sobre casamento, usando a ótica do planejamento financeiro?". Ótima sugestão, topei na hora. E aqui estou eu justamente para começar o material prometido.

A pergunta que lancei no título é bastante comum no meio em que atuo. De um lado, o homem cada vez mais moderno e afim de curtir seus mimos (eletrônicos, carros, viagens, hobbies etc.); de outro, as cada vez mais poderosas mulheres, com renda crescente e desejos igualmente relevantes (investimentos, formação, itens para casa, viagens etc.). Entre ambos, a dúvida: cabe o conceito de família nesta história?

Família, a palavra-chave que interessa!
A minha visão sobre casamento é bastante óbvia, simples: união com sentido agregador, foco em objetivos comuns (e também individuais) e papel de destaque no quesito cidadania. Para resumir, família. Os desafios estão justamente na interpretação - sempre pessoal - das implicações presentes na construção e manutenção de um lar harmonioso:

* Para muitos, basta paixão e amor. Durante o namoro, pouco se discute sobre as responsabilidades de uma união. Presentes em abundância, extravagâncias e ostentação costumam povoar o dia a dia de casais com este perfil. O dinheiro é, quase sempre, motivo de discussões pesadas. As expectativas são colocadas em níveis muito elevados, o que sobrecarrega o relacionamento e sua sustentação econômica;

* Para outros tantos, casar significa apenas "dar o próximo passo". A expectativa da sociedade é traduzida em pressão e o relacionamento começa a caminhar, ainda que de forma prematura, para o casamento. Casais que namoram há muito tempo, famílias hipócritas ou a situação profissional em vias de mudança costumam influenciar (e precipitar) esta importante decisão. "Já se formou, está trabalhando, então já pode casar". Eu caí nessa…

* Para alguns, que seja eterno enquanto dure. E durar representa o esforço pessoal de cada um para com suas responsabilidades e os objetivos/desafios da família criada. Assumir uma atitude adulta significa colocar no papel o que se pretende alcançar, que recursos poderão ser usados e de que forma a família poderá superar melhor suas dificuldades. E aproveitar cada momento com carinho, respeito, admiração, amor e paciência.

Falando em hipocrisia…
Eu vou me casar, e você deve se lembrar de ter lido isso no começo deste texto. Mas, que autoridade tenho eu para diagnosticar e opinar sobre as verdades econômicas e de relacionamento presentes em um casamento? Pois é, aconteceu comigo: já fui casado, em uma decisão pressionada e nada planejada. Pouco tempo depois, me separei.

Trato do tema com naturalidade porque acredito que somos fortalecidos por todas as frustrações e provações a que somos submetidos. Assim, mais do que dicas ou ensinamentos, quero compartilhar um pouco do que aprendi e de tudo aquilo que consegui mudar para finalmente criar uma família especial ao lado de Ana Paula, minha noiva. Tudo com humildade e muita sinceridade.

Se casamento combina com independência financeira? Sem dúvida. Ao longo dos últimos anos, planejamos juntos cada passo, desde o lugar onde vamos morar até os gastos com a cerimônia e Lua de Mel. 

Fizemos isso abrindo mão de algumas satisfações pessoais momentâneas, mas sem deixar de lado a individualidade, os minutos de silêncio, a relação com a família e as metas individuais, aspectos super relevantes para a autoestima e felicidade.

Fonte: Você Mais Rico, de Você S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário